sexta-feira, maio 13, 2011

"Os Capangas de Newton"


O nono capítulo do livro “A Guerra do Cálculo” de Jason Socrates Bardi, traz o seguinte título: Os Capangas de Newton. De frente com este título várias suposições podem passar pela nossa mente criativa, tais como, homens fortemente armados fazendo a escota de Newton ou até mesmo, pessoas pagas para dar um coça no Leibniz. Mas, se tratando de Isaac Newton, não podemos falar de outra coisa que não seja um embate intelectual.

Em meados de 1700, a fama de Newton era muito grande no território britânico e em alguns países da Europa, e isto, despertou a admiração de muitas pessoas, incluindo, especialmente, duas pessoas, eram Nicolas Fatio de Duillier e John Keill, os que são denominados por Bardi, em seu livro, como “Os Capangas de Newton”.

Conta o autor, que nessa mesma época, ocorria um grande embate politico-monárquico para se definir a sucessão do reino da Grã-Bretanha.
Aproveitando algumas deixas, os dois foram incisivos e ferrenhos a defender e atribuir a autoria do Cálculo diferencial à Newton e mostrar que Leibniz não passava de um plágio.

Nos da equipe “Os Capangas de Newton” somos defensores da verdade, tão ferrenhos e incisivos quanto Fatio e Keill, mas em nenhum momento nossa intenção é atacar Leibniz ou qualquer outro autor.

A adoção deste nome vem da nossa interpretação e compreensão quanto ao livro “A Guerra do Cálculo” e do título do 9º capítulo, “Os Capangas de Newton”, em que, a nós, refere-se aos aliados intelectuais de Newton. Nós também nos colocamos com aliados intelectuais de Newton e não militantes extremistas newtonianos.

Todas a teorias tem um fundamento e uma logica validas, as quais devem ser estudas, analisadas, experimentadas e aperfeiçoadas, assim, podendo ser aplicadas.


Referências:
BARDI, Jason Socrates. A guerra do cálculo / Jason Socrates Bardi [tradução de Aluizio Pestana da Costa]. -  2. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2010.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...